Você precisar comprar bem, e apenas uma vez, com qualidade e segurança. Seu bolso e seu carro merecem. Chegou a hora de entender melhor as vantagens de comprar e utilizar apenas peças e acessórios genuínos em seu carro.

Somos especialistas, e para convencê-lo disso trouxemos uma lista com as principais vantagens de uma compra correta. E como você verá, existem muitos motivos para não comprar autopeças não originais.

Maior durabilidade

Quem já comprou uma peça paralela sabe que aparentemente ela é parecida com uma original. No entanto, isso é apenas uma falsa impressão! Via de regra, peças falsificadas não possuem a mesma durabilidade do que uma genuína e o barato acaba saindo caro, expondo-o a riscos desnecessários, obrigando-o a retornos constantes à oficina mecânica, e a repetidas compras do mesmo item. Afinal, é muito improvável que as fábricas de peças paralelas consigam utilizar materiais idênticos e que passaram pelos mesmos testes de qualidade e segurança que os originais.

Aliás, você já parou para pensar o porquê delas serem mais baratas? A razão para o baixo custo está exatamente no baixo investimento em controle de qualidade e desenvolvimento de materiais e tecnologias modernas. As peças originais apresentam material de maior qualidade e, por isso, a vida útil delas é maior. Isso significa que você precisará trocá-las menos vezes do que as paralelas.

Geram economia a longo prazo

Se você apenas pensasse no valor de compra de uma peça paralela, até poderia se enganar acreditando que está fazendo uma grande economia. Mas é nesse exato instante que você perde dinheiro! Quando se compra um item mais barato, mas que não dura por muito tempo, naturalmente, será necessário trocá-lo em um tempo menor e isso gera mais gastos a médio e longo prazo.

Ademais, é preciso lembrar que além do custo da substituição da peça quebrada, você gastará mais com a mão de obra do mecânico e, claro, sofrerá todos os inconvenientes e prejuízos que seu carro parado na oficina ocasionam na sua vida diária.

Possuem um desempenho superior às paralelas

De modo geral, somente as peças originais terão as mediadas e as características exatas, já que as paralelas são feitas a partir da cópia das originais, estando sujeitas a pequenos erros. Por isso, é possível concluir que apenas itens originais se encaixarão e trabalharão em conformidade com o conjunto, possibilitando que o desempenho seja o melhor possível.

Lembrando que os pequenos erros e defeitos de produtos paralelos podem trazer maior desgaste ao veículo, o que, além da necessidade de trocá-la em menos tempo, provocam o mau funcionamento de outras partes, danificando-as e, em alguns casos, até provocando um maior consumo de combustível.

Possuem garantia do fabricante

Você já deve ter percebido que a garantia de uma peça original é bem superior à de uma peça paralela, sendo que há casos em que estas nem possuem garantia. Isso acontece porque as peças originais são testadas rigorosamente para conseguir suportar todas as condições previstas pelo fabricante do seu carro, o que nem sempre acontece com as paralelas.

Asseguram a manutenção da garantia do veículo

É comum que os fabricantes de veículos ofereçam alguns anos de garantia. Entretanto, para manter a cobertura dessa garantia o proprietário precisa cumprir com algumas condições. A primeira regra a ser seguida é a submissão dos veículos às revisões nos períodos indicados e, claro, nas oficinas concessionárias autorizadas. A segunda condição é a utilização somente de peças originais, já que elas garantem o funcionamento adequado dos equipamentos de acordo com o projeto de engenharia.

Desse modo, caso o seu veículo apresente algum defeito, para conseguir o conserto pela garantia, ele passará por uma inspeção para saber qual a causa do problema. Se for constatado que você utilizou alguma peça paralela, você perderá a garantia de fábrica do veículo. Portanto, é extremamente importante não instalar autopeças falsificadas em seu veículo. Lembre-se de que o prejuízo pode ser muito superior à diferença de preços entre os itens.

Segue padrões de qualidade

Outro ponto que merece destaque é que as peças genuínas são fabricadas com maior tecnologia e padrões de qualidade assegurados pelo projeto de engenharia da montadora. De modo geral, isso assegura que você compre sempre um produto com a melhor relação custo-benefício e, assim, consiga conservar o seu veículo por muito mais tempo e com o mesmo padrão e qualidade de um carro novo.

Mais segurança para motorista e passageiros

Existem situações que ocorrem diariamente no trânsito ou nas estradas que colocam em risco a integridade dos veículos e seus ocupantes. Dentre elas, podemos destacar as obstruções do trafego causadas por paradas indesejadas causadas por falhas em peças não genuínas. Ressalta-se que esse tipo de problema pode ser um fator desencadeador de sérios acidentes de trânsito, colocando todos que transitam pelo local em risco.

Convencido? Esperamos que sim.

Att
Equipe Auto-R Caputo Pedro II