Falamos anteriormente sobre As vantagens de se utilizar autopeças genuínas e originais em seu veículo, mas é interessante reforçarmos os riscos reais a que você, seus passageiros e o seu veículo podem estar expostos, caso insista nesse erro.

Riscos reais

– Aumento do consumo de combustível
Um dos custos que mais impactam ao longo do mês, portanto, prejudicam seu orçamento privando-o de outras possibilidades de uso do seu dinheiro. Como as peças não originais não são desenvolvidas e fabricadas com a mesma tecnologia que as genuínas, uma consequência natural é que elas desregulem os níveis de consumo.

– Danos à credibilidade do motorista autônomo
Independentemente de você ser um motorista particular ou autônomo, é fato que um dos pontos que mais interferem em sua reputação no mercado é o compromisso em cumprir com combinados, prazos, coletas, entregas e atendimentos por aplicativo. Desse modo, é preciso tomar cuidado ao instalar peças paralelas em seu veículo. Como você viu, o seu carro pode enfrentar problemas mais rapidamente e isso, certamente, afetará seus ganhos e reputação. Portanto, é sempre bom avaliar se vale a pena correr esse risco. Afinal, a perda de credibilidade pode afetar os seus rendimentos e gerar inúmeros prejuízos financeiros.

– Aumento dos custos com manutenção
Conforme dito, peças paralelas quebram com mais frequência do que um produto original. Isso quer dizer que você acabará tendo que realizar mais manutenções em seu veículo. Ora, mais manutenções significam mais gastos. Você perderá duas vezes, com maiores custos de oficina, e também com a perda de receita estando parado na oficina sem poder trabalhar.

– Falta de suporte de profissionais qualificados
Quando você compra uma peça original, automaticamente está adquirindo um produto que possui todo o suporte de um fabricante. Isso quer dizer que será atendido por profissionais sempre que surgir algum problema ou dúvida. Por outro lado, uma peça falsificada não possui esse suporte adequado, deixando o motorista perdido e sem auxílio. Por isso, é preciso avaliar que não receber ajuda pode causar muito estresse e prejuízos.

Observe que o custo de uma peça original não é excessivamente alto quando comparado a uma paralela. Na verdade, as montadoras estão sempre trabalhando para entregar o melhor produto a um preço acessível e competitivo aos seus consumidores.

Após todas essas informações, você ainda vai considerar utilizar peças paralelas em vez das peças originais? Você pôde perceber que o uso de peças genuínas é a decisão mais acertada que se pode tomar. Conforme visto, em curto prazo, o uso de peças paralelas é atrativo, mas em longo prazo elas podem se tornar mais caras e influenciar no desempenho do conjunto.

Portanto, agora que você já sabe as razões para investir sempre em peças de qualidade e projetadas especialmente para o seu veículo, não caia na armadilha de adquirir produtos falsificados. Seu carro merece este cuidado!

Att
Equipe Auto-R Caputo Pedro II